sábado, 26 de fevereiro de 2011

2 - O Uso Indisciplinado da Língua

As Três Peneiras

Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.
 - Quero contar-te algo sobre o nosso amigo Andréas que vai deixar-te boquiaberto.
 - Espera - Interrompeu o filósofo -  passaste o que vais dizer pelas três peneiras?
 - Três peneiras? Espantou-se o interlocutor.
 - Primeira peneira: a coisa que me contarás é verdade?
 -  Eu assim creio, pois me foi contada pro alguém de confiança -  diz o amigo...
 -  Bem! Alguém te disse...
Vejamos a segunda peneira:  - A coisa que pretendes me contar é boa?
 - O outro hesitou, resfolegou: - Não exatamente... 
Sócrates continuou sua inquirição: -  Isso começa a me esclarecer. 
Verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim como para o nosso amigo Andréas e para ti mesmo? 
 - Não, não, e não.
 - Então caro amigo, disse Sócrates, a coisa que pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil; sendo assim, não tenho a intenção de conhecê-lo e aconselho-te a não mais procurar veicula-la.

Conclusão: A cada dia somos alvos de pessoas com grande desejo de nos contar coisas a respeito dos outros, Devemos fazer o teste das três peneiras: - É verdade? É bom? É útil? Caso negativo, devemos simplesmente evitar que sejamos parte integrante nas bisbilhotices e nos mexericos de pessoas ávidas de "novidade"sobre a vida alheia.

_________________________________________________________________________

"De um escorregão de seu pé você pode se equilibrar, mas do escorregão de sua língua você jamais se recuperará" Ralph W. Emerson


Pr. Elias Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário