segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Avivamento no Corpo de Cristo

Quando abordamos temas como esse em nossas reuniões, percebemos que existem muitos pensamentos equivocados sobre o que é o Avivamento no corpo de Cristo, alguns pensam que avivamento é apenas um “mover” durante o certo período do culto, outros mais experientes na fé acham que é o derramamento dos dons espirituais e o batismo com Espírito Santo, outros acham que é mero entusiasmo.  Mais o mais certo a fazer é examinar a Palavra de Deus e nos orientarmos por ela.
Lembre-se que a palavra de Deus sempre te dará a orientação certa, e podemos afirmar com toda certeza que o Avivamento ocorre quando estamos no centro da vontade de Deus e cumprindo os seus mandamentos. Quando você tem esse ensinamento, sempre vem dúvidas como qual é a vontade de Deus? O que Deus espera de mim? E como posso dar bons frutos no reino de Deus?
Em primeiro lugar vamos analisar Jesus, em sua grande Comissão, mais precisamente nas instruções finais, Ele esclareceu estas e muitas outras questões, quando ordenou aos seus apóstolos que fossem aos confins da terra e fizessem discípulos em todas as nações (Mt 28:16-20). Mas ainda nas instruções sobre a impossibilidade desta missão ser cumprida sem receber o genuíno Avivamento! (At 1:1-8). Podemos definir Avivamento como a capacitação de Deus para todo aquele que pretende cumprir o chamado e a vontade dEle.
 “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e então sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.” (At 2:42-46). Nessa passagem, a Bíblia diz com riqueza de detalhes como acontece o verdadeiro Avivamento.
O que mais me chama a atenção é que muitas pessoas se esquecem que, para receberem o poder de Deus sobre a sua vida, elas têm que cumprir os Seus propósitos. Primeiro para recebermos o poder do Espírito temos que conhecê-lo, e isso é adquirido pelo estudo aperfeiçoado do evangelho.  Muitas pessoas pecam por não conhecer as escrituras às vezes se deparam com falsas profecias e as aceitam por que não tem conhecimento da verdade. Podemos afirmar que é impossível um Avivamento Genuíno sem conhecer o Espírito Santo e edificado em heresias. Segundo passo para recebermos o poder do Espírito é a comunhão, ela é conquistada na fraternidade, no dia a dia, no andar juntos, e não em momentos isolados. O Avivamento acontece quando a linguagem do amor é constante, cotidiana e verdadeira.  
Terceiro passo é a oração. Avivamento sem oração é impossível.  A manifestação do poder de Deus e da capacitação do Espírito Santo passa pela obediência e humildade no processo da oração. Estudando a Bíblia percebemos que Jesus subiu aos céus depois de 40 dias que permaneceu ainda aqui depois de ressuscitado, e entre a páscoa e Pentecoste havia sete semanas, ou seja, 49 dias, o que equivale a dizer, que ao cumprir-se o Dia de Pentecoste houve 10 dias de oração intensa após a ascensão de Jesus. E eles foram todos cheios do Espírito Santo. (Avivamento Genuíno).
O quarto e não menos importante é o Temor a Deus, no livro de Provérbios diz que “o temor ao Senhor é principio da sabedoria” eu acrescento que o temor ao Senhor é também o princípio do Avivamento Genuíno.  Temor do Senhor fala da vontade em todo tempo de agradar a Deus, fala de santidade. Avivamento sem santidade não permanece. Muitos começam bem, mas terminam mal, por causa do pecado e da inconstância. “Sede santos como eu sou Santo”!
Em quinto lugar, busca pelos sinais e maravilhas. Bíblia diz que muitos sinais e maravilhas eram feitos por intermédio dos apóstolos (At 2:43). Que avivamento é este que alguns querem dizer que existe, se não tem curas, libertação muito menos manifestação dos dons espirituais? (I Co 12:1) Avivamento sem manifestação do dons de Deus, e sem milagre é a maior de todas as heresias! “ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS, NÃO QUERO, IRMÃOS QUE SEJAIS IGNORANTES!” Avivamento Genuíno é manifestação dos dons do Espírito Santo.  
Pra concluir, Avivamento Genuíno é desapego aos bens materiais, alegria, simpatia de forma natural e espontânea, sinceridade, solidariedade autentica, amor ao próximo, uma conquista de todos do dias. O verdadeiro Avivamento não é só de falar em outras línguas, isso é apenas um sinal, ele constitui-se de uma mudança de conduta e caráter, é renunciar as nossas vontade e viver totalmente dependente de Deus, e negar a si mesmo e tomar a sua cruz.
Espero ter ajudado com um pouco mais sobre esse assunto tão discutido ultimamente.

Graça e paz do Senhor Jesus Cristo, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário