quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O imprevisível pode acontecer

"Nu saí do ventre de minhã mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" Jó 1:21

    De repente, tudo se foi: filhos, riquezas e, a própria saúde. Imagine a tristeza e o desespero de Jó ao perder tudo subitamente. Situações como essa se repetem a todo momento. Ventos ou chuvas fortes podem destruir casas e matar pessoas. Um simples raio pode ser fatal em inesperados acidentes de carro, avião, atropelamentos, assaltos e doenças que causam uma morte rápida ou invalidez!
     E quando alguém desaparece? Um filho pequeno, por exemplo... O desespero é total. Nenhuma dessas situações pode ser prevista. E qualquer uma delas pode acontecer repentinamente!
       O imprevisível, às vezes, é muito doloroso e difícil de ser superado. Imagine a dor de Jó ao saber da morte dos seus filhos. Ele era um homem bom e fiel a Deus. Mesmo assim, uma grande tragédia atingiu a sua vida. Mas como ele reagiu? Suas palavra estão no versículo 21 do capítulo 1: "Nu saí do ventre de minhã mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" Jó sabia que Deus estava acima de todas as coisas e, mesmo na angústia suprema, confiou no Senhor.
      Ao encarar uma tragédia, é comum que as pessoas se culpem pelo ocorrido. Algumas não conseguem aceitar a realidade: é muito sofrido encarar a morte de uma pessoa amada ou a perda de bens conquistados com muito trabalho. Outras tentam achar uma explicação para o que ocorreu. 
    Depois do primeiro choque, surgem dúvidas, como: Porque Deus deixou que isso acontecesse comigo? Onde está Deus? Será que ele existe realmente? A fé é questionada. Jó, em vez de afasta-se do seu Senhor, " rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça e lançou-se em terra e o adorou" (v.20)
      Todos somos pecadores, e o mal está por toda a parte. Até as pessoas em quem mais confiamos podem virar as costas para nós. Jó nos ensina a olharmos fixamente para Deus nas horas boas e ruins. Ele disse: " Temos recebido o bem de Deus e não rebaríamos também o mal?" Jó 2. 10
      Todos queremos uma vida tranquila. Mas precisamos estar cientes de que a perfeita paz só existe na eternidade com Deus. Sabemos disso, nós podemos enfrentar as situações mais difíceis aqui na terra sendo carregados, apoiados e amados por Deus. Ele está conosco nas horas boas e ruins. É dele que recebemos o verdadeiro consolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário