Crente ou cristão? Aparentemente as duas palavras parecem sinônimas, mas fazendo uma análise mais profunda perceberemos que existem diferenças bem marcantes. Podemos dizer que as semelhanças acabam no fato de que ambos têm uma Bíblia quase sempre a mão.
Ser crente é apenas o fato de acreditar em alguém ou alguma coisa, neste caso em Deus. Ser crente é mentir para si mesmo dizendo que está seguindo o caminho certo, mas na verdade é apenas aparência, não há um comprometimento real com Deus e a sua Palavra. Ser crente é dizer que está no caminho estreito, mas na verdade ama o caminho largo. Ser crente é ter a Bíblia em mãos, mas não estudá-la diariamente. Ser crente é viver de acordo com o mundo, ao invés de como a Bíblia ensina.
O fato de pertencer a uma denominação, de ir á igreja todos os domingos, dar o dízimo, chamar o seu próximo de irmão e saber dizer glórias e aleluias não faz da pessoa um cristão.
Ser cristão é crer na existência de Deus e fazer dele o seu Senhor. É aceitar a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Ser cristão é renunciar as suas vontades para fazer a vontade de Deus. Ser cristão é ter um relacionamento íntimo e sincero com o Senhor Jesus. Ser cristão é ter prazer em estudar a Bíblia com o objetivo de aplicá-la no seu dia a dia. Ser cristão é exalar o bom perfume de Cristo em todas as suas palavras e ações. Ser cristão é viver de acordo com os preceitos bíblicos mesmo com o mundo inteiro dizendo não. Ser cristão é amar a Deus acima de todas as coisas, é buscar ser amigo de Deus mesmo sabendo que muitos vão te abandonar por isso, é se alegrar em fazer a vontade do Senhor mesmo essa não sendo a sua vontade, pois você sabe que Ele sempre faz o que é melhor para você. Ser cristão é ser discípulo de Cristo e não apenas ouvinte.
Estamos vivendo em um tempo em que muito se fala do evangelho, mas poucos o vivem. Em que as igrejas estão cheias, mas de crentes e não de cristãos. Tempos em que o TER passou a ser mais importante do que o SER. Tempos em que Deus passou a ser apenas um coadjuvante nas igrejas, ou apenas um SERVO ao invés de SENHOR. Tempos em que não se ensina mais a Palavra viva de Deus que transforma vidas, liberta cativos e muda histórias, e sim um evangelho distorcido em que o ser humano é que ditas as normas e faz exigências ao seu “Deus”.
O verdadeiro cristão busca viver o evangelho genuíno e simples que a Bíblia ensina. Busca amar a Deus e a seu próximo. Busca a Paz e a alegria que somente Deus pode dar. O verdadeiro cristão tem o seu prazer em adorar a Deus e glorificá-lo. Tem o seu prazer em ler a Bíblia, pois sabe que ali ele encontra o verdadeiro alimento para a sua alma, encontra respostas para a sua vida diária, encontra conforto nos momentos difíceis, encontra força para continuar a caminhada e principalmente encontra o principal para a sua vida, ele encontra a DEUS.
Então qual será a minha resposta: Sou crente ou cristão?
Escrito por: Missionária Estela